“Eu escrevo como tantas outras mulheres escritoras argelinas, com um sentido de urgência, contra a regressão e misoginia”. Assia Djebar (1934-2015)
Faleceu ontem, sexta, dia 6 de fevereiro a grande escritora argelina Assia Djebar. Romancista e historiadora (feliz união que parece contemplar as escritoras do Magreb...) ela tinha 78 anos e era pioneira em várias frentes. Assia Djebar foi a primeira argelina e a primeira muçulmana a integrar a École Normale Supérieure de Sévres e em 1955 foi eleita para a Academia Francesa em julho de 2005, tornando-se a primeira personalidade do Magreb a entrar para a prestigiada instituição. Já era membro desde 1999 da Academia Real de Língua e Literatura Francesa da Bélgica. Um brilho a menos fulge - (ou seria o contrário, nasce?) na constelação da literatura magrebina, especialmente argelina.
Dizem que quando nos achamos muito parecidos com nossos pais, é porque estamos envelhecendo. E o que acontece quando nossos grandes ícones também deixam este mundo? O mesmo. Temos uma prova intensa da nossa passagem e de nossa impermanência.
Saindo do plano íntimo onde comentamos inutilmente o inexorável, e voltando os olhos para o macro plano das nossas muitas funções e prazeres nesta vida, dentre elas a literatura, afirmo que a jovem e fulgurante literatura magrebina também começa e envelhecer. E digo isso quando vemos perder em tão pouco tempo nomes tão preciosos como Assia Djebar e Abdelwahab Meddeb (Tunísia 1946-2014). É bem verdade que o alcance temporal de uma existência é relativo. Frágil e forte, a vida contempla etapas e ciclos. Acompanhados da literatura, somos quase imortais, e deslizamos na linha do tempo com uma versatilidade e um à vontade que deixariam atônitos os senhores do tempo (Ricoeur ou Cronos...) como desejar nosso leitor, que também desliza pelo pêndulo.
Assia Djebar foi distinguida com vários prémios pela sua obra, entre eles o Prêmio Liberatur de Francfort, em 1989, o Prêmio Maurice Maeterlinck (1995), o International Literary Neustadt Prize (1996) ou o Prémio Marguerite Yourcenar (1997).
Assim, caros leitores, se a história colonial, as influências e traumas da colonização francesa marcaram a Argélia profundamente, é, contudo, nos meandros do imaginário das escritoras argelinas - e apenas nele -, que sua essência encontra um lugar privilegiado de realização. A marca feminina da literatura argelina que Assia Djebar instaurou, entre outras que saudamos neste espaço, é acompanhada de um entendimento do humano que se expressa sob a forma de uma violência veloutée, um percurso inclemente pela memória do país e da infância carregado de uma sensibilidade que privilegia a aventura feminina, estratégica e finamente arquitetada nas ondas sutis de uma imaginação liberta.
Fica pois aqui, o adeus a maravilhosa Assia Djebar dado pelo o Grupo brasileiro de Estudos Literários Magrebinos , da Universidade de Brasília.
- 1979 - Prix de la Critique internationale à la Biennale de Venise, pour La Nouba des Femmes du Mont Chenoua (long métrage).
- 1989 - Literaturpreis des Ökumenischen Zentrums, Francfort, pour Ombre sultane.
- 1995 - Prix Maurice Maeterlinck, Bruxelles.
- 1996 - International Literary Neustadt Prize (États-Unis).
- 1997 - Prix Marguerite Yourcenar (Boston).
- 1998 - Prix international de Palmi (Italie).
- 1999 - Prix de la revue Études françaises.
- 1999 - Élue membre de l'Académie royale de langue et de littérature françaises de Belgique.
- 2000 - Prix de la paix des libraires allemands (Francfort).
- 2005 - Doctorat honoris causa de l'université d'Osnabrück.
- 2005 - Prix international Pablo Neruda (Italie).
- 2005 - Élue membre de l'Académie française
- 2006 - Prix international Grinzane Cavour pour la lecture (Turin, Italie).
Veja o vídeo sobre o romance La femme sans sepulture : http://www.ina.fr/art-et-culture/litterature/video/2289468001/assia-djebar-la-femme-sans-sepulture.fr.html
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