Conheça-nos.

Minha foto
Brasília, DF, Brazil
Cláudia Falluh Balduino Ferreira é doutora em teoria literária e professora de literatura francesa e magrebina de expressão francesa na Universidade de Brasília. Sua pesquisa sobre a literatura árabe comunga com as fontes do sagrado, da arte, da história e da fenomenologia em busca do sentido e do conhecimento do humano.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Abdellatif Laâbi



O escritor do momento, o marroquino Abdellatif Laâbi.




" La poésie est tout ce qui reste à l'homme pour proclamer sa dignité, ne pas sombrer dans le nombre, pour que son souffle reste à jamais imprimé et attesté dans le cri. »


Se o poeta é aquele que escreve para poder respirar, para Laâbi a poesia é a própria anima, o próprio souffle, as próprias dádivas que advêm de todos os Souffles. Poeta da liberdade, Laâbi foi por sua militância preso e torturado. Em 1985 toma a França como exílio. Em 2009 recebe o Prix Goncourt de poésia e em 2011 o Grand Prix de la Francophonie, da Academia Francesa.

Poesia, teatro, romance, o território da obra de Laabi é vasto e a ser palmilhado com constância própria de peregrinos-leitores, fazendo as pausas próprias para a reflexão antes de se lançar em nova peregrinagem pelas páginas, pelos mundos, per agros do universo Laabiano.

O que a literatura marroquina deve a Laabi é imenso. Este autor nascido em Fez em 1942, com sua obra e principalmente por estar à frente da fundação da Revista Souffles, expandiu as fronteiras da liberdade, tanto da palavra poética, quanto da voz dos povos árabes. Assim seu site oficial se abre ao visitante:
Ici la Voix des Arabes libres. La voix de ceux, celles qui ont décidé de briser la loi du silence, combattre le mensonge, redonner la voix aux sans-voix, faire entendre le cri des suppliciés, rejeter les chaînes de la soumission, dénoncer les grandes et petites lâchetés, mettre à nu les mécanismes de la corruption et du pillage, lever le voile sur les misères matérielles et morales, bref, s'insurger contre la fatalité et libérer le cours de l'espoir.

 
Souffles, la revue: nascida em 1966 no Marrocos, do encontro de alguns poetas que sentiam a necessidade urgente de uma tribuna e de uma renovação poéticas. Proibida em 1972, ela desaparece da cena literária e hoje graças ao trabalho de Thomas Spear e Anne Georges a Revista Souffles está à disposição do público e pode ser consultada on-line nos links: http://bnm.bnrm.ma:86/ListeVol.aspx?IDC=3   e   http://bnm.bnrm.ma:86/ListeVol.aspx?IDC=4 

Veja o Vídeo :. http://www.youtube.com/watch?v=AddWZTjLyLU&feature=related
Site oficial de Abdellatif Laâbi: http://www.laabi.net/
Outros links interessantes sobre o autor : http://www.bibliomonde.com/auteur/abdellatif-laabi-88.html