Conheça-nos.

Minha foto
Brasília, DF, Brazil
Cláudia Falluh Balduino Ferreira é doutora em teoria literária e professora de literatura francesa e magrebina de expressão francesa na Universidade de Brasília. Sua pesquisa sobre a literatura árabe comunga com as fontes do sagrado, da arte, da história e da fenomenologia em busca do sentido e do conhecimento do humano.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Escritos da maturidade: "Lettres à moi-même", do escritor marroquino Edmond Amran el Maleh.

Edmond Amran el Maleh é um dos grandes escritores marroquinos. Mais que isso: é um dos grandes intelectuais cuja característica dominante - o talento de escritor e a atuação política -, o coloca entre os grandes marroquinos de seu tempo. 
Nascido a 30 de março de 1917 Edmond Amran el Maleh foi daqueles nomes que se destacaram na cena marroquina do século XX  pelo sentido de inovação, de combatividade e audácia, mas também uma certa inconstância foi parte desta trajetória que silenciou-se em 15 de novembro de 2010, em Rabat. 
A inovação e combatividade de al Maleh é revelada na condução que exerceu do então Partido Comunista Marroquino, na época clandestino, e na intensa militância pela independência nacional do Marrocos. Todavia toda esta atividade política é cessada, porque novos tempos chegam e não exigem mais a intensa participação do mestre que, então professor de filosofia,  deixa o Marrocos rumo a Paris, em 1965. 
Na capital francesa ele atuará ainda como professor de filosofia e como jornalista. 

Uma obra literária que começa na maturidade


Mas um dos fatos mais interessantes, todavia próprios dos espíritos como o de Edmond al Maleh foi o início de sua atividade como escritor.  Ele começará  sua carreira em 1980, então com 65 anos, dando início a uma série de romances e contos que darão nova face e ímpeto a esta existência já madura e enriquecerão em muito o patrimônio literário marroquino. Kant escreveu Crítica da Razão Pura aos 57 anos, e Goethe começa o Fausto aos 24 anos (Urfaust 1772), entre muitos outros exemplos, mas o fato é que nascimento do homem escritor aos 65 é bastante curiosa e igualmente estimulante! Prova de que o gênio às vezes leva tempo para manifestar-se publicamente, através da composição de un artefato artístico, seja de que natureza for. No caso de al Maleh será o início da publicação de romances como
Parcours immobile (1980), Ailen, ou la nuit du récit (1983), Jean Genet, le captif amoureux e autres essais. (1988), Mille ans  un jour, (1986), Le Retour d'Abou El Haki, La Pensée sauvage, 1990, Abner, Abnour, La Pensée sauvage/Le Fennec, 1996, La maIle de Sidi Maâchou, Al Manar, 1998, Le café bleu. Zrirek, La Pensée sauvage, 1999. Une femme, une mère, La Pensée sauvage, éditions Lixus, 2004, e finalmente Lettres à moi-même, Le Fennec, 2010 reeditado agora em 2013, sem tradução para o português.
Em seus textos estão expressadas a alma judia e árabe celebradas em simbiose com um Marrocos igualmente bérbere, árabe e judaico.      

Lettres à moi-même, obra reeditada este ano pela Editions Le Fennec é comentada por Abdellah Baida: "Edmond Amran El Maleh souhaite pour ce livre que "le lecteur  partage le plaisir qu'il a pris à l'écrire", car ce qui prime avant tout c'est la valeur, la qualité littéraire du texte. Entre récit et poème en prose, ce livre épistolaire  nous esquisse un nouveau genre.                                                                                  
                                          
Uma passagem do livro:    "...La pudeur aurait voulu que je ne livre pas au public cette amitié qui dure depuis plus de soixante ans. J’ai même songé à un tutoiement au commencement de cette lettre, mais c’eût été d’une familiarité indiscrète, et, d’autre part, j’ai pensé que le respect à l’égard de soi-même, chose si rare de nos jours, se devait de l’éviter. Un certain scrupule ne manque pas aussi de me tourmenter, dès l’instant où j’ai pris l’initiative de vous écrire. N’y a-t- il pas quelque inconvenance, j’allais dire outrecuidance, à prodiguer conseils et recommandations, même si l’amitié semble en autoriser le légitime souci, quand ils sont adressés à une personne chère sans doute, mais dont l’âge, l’expérience, la maturité signent l’entrée en sagesse..." 
    
Lettres à moi-même inclui o leitor como habitué e ouvinte desta intensa experiência de vida e Edmond al Maleh um excelente autor para ser prestigiado, traduzido, e constar no catálogo das excelentes editoras brasileiras.

Cláudia Falluh Balduino Ferreira.