Conheça-nos.

Minha foto
Brasília, DF, Brazil
Cláudia Falluh Balduino Ferreira é doutora em teoria literária e professora de literatura francesa e magrebina de expressão francesa na Universidade de Brasília. Sua pesquisa sobre a literatura árabe comunga com as fontes do sagrado, da arte, da história e da fenomenologia em busca do sentido e do conhecimento do humano.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Ministro Saad el Othmani, das Relações Exteriores do Marrocos em visita ao Brasil.


Detalhe da embaixada do Marrocos em Brasília.http://www.embmarrocos.org.br/site_por.htm

A Embaixada do Marrocos é um pequeno pedaço de paraíso marroquino em Brasília. Construída nos moldes da arquitetura almóada, ela é um deleite para a vista dos visitantes com suas mucarnas e cúpulas rendadas e painéis em arabescos infinitos, deslumbrantes de alegria pueril, núbil e divinal! É nos jardins, contudo, que se reconhece o traço harmônico e lírico do arquiteto marroquino Ali Adghirni, em lembrança e beleza.


Foi nesta Embaixada que foram recebidas pelo Embaixador Larbi Moukhariq pessoas de diversos setores da cultura e negócios de Brasília para encontrar o sr. Ministro das Relações Exteriores do Marrocos, o sr. Saad el-Othmani. 
O Marrocos deseja uma aproximação maior com o Brasil em vários aspectos, dentre os quais o cultural, para contentamento dos intelectuais brasileiros que lidam com esta ponte entre os dois países construída já no tempo do império e privilegiada pelo nosso grande Dom Pedro II.

Cláudia Falluh e o ministro Saad el-Otmani.

Um grande amigo e ex-Embaixador do Marrocos no Brasil o Sr. Mohamed Larbi Messari  autor do excepcional livro Mundos Marroquinos diz o seguinte sobre o contato entre o Brasil e o Marrocos, em um belo trecho:

 Não é recente, porém, o contato cultural entre o Mundo Árabe e a América Latina. É conhecida a viagem do Imperador do Brasil Dom Pedro II  ao oriente. Claude Hajjar menciona que o Imperador Trouxe de Damasco e do Cairo livros que ainda existem em Petrópolis. O poeta cubano José Martí se interessou pela questão da colonização do Marrocos, deixando para a Eternidade seu grito anticolonial "... Seamos moros!" identificando-se com a causa do povo marroquino".

A visita do Ministro el-Otmani consolida as relações Brasil -Marrocos e eleva a mais um patamar - o da modernidade -, esta amizade que é como o vinho: quanto mais velha, melhor!

"Seamos moros", donc!


.