Conheça-nos.

Minha foto
Brasília, DF, Brazil
Cláudia Falluh Balduino Ferreira é doutora em teoria literária e professora de literatura francesa e magrebina de expressão francesa na Universidade de Brasília. Sua pesquisa sobre a literatura árabe comunga com as fontes do sagrado, da arte, da história e da fenomenologia em busca do sentido e do conhecimento do humano.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

O Emir Abdelkader, um nome para não se esquecer.


                                                            

O Grupo de Estudos Literários Magrebinos Francófonos apresentou na Universidade de Brasília, no dia 5 de julho passado em colaboração com a Embaixada da Argélia, um Seminário comemorativo dos 50 anos da Independência da Argélia.
É pouco conhecida no Brasil a eminência da figura do Emir Abdelkader, considerado o fundador do moderno estado argelino. Pois durante este seminário de muita importância a memória do Emir foi celebrada com emoção e muitas surpresas.
Homem de guerra, mas também fin lettré, o Emir Abdelkader foi um líder que reuniu esferas especialíssimas da inteligência e da sensibilidade, da erudição e do misticismo: o Emir era também um filósofo, poeta, escritor e teólogo sufi, autor de livros, reflexões místicas e políticas, era dono de um humanismo irradiante, além de um líder magnânimo.
Todas estas qualidades surpreenderam o colonizador francês, contra o qual o Emir lutou durante 17 anos após a possessão das terras argelinas.
Rendido, o Emir será exilado pelos franceses de forma longa e sofrida e terminará seus dias em Damasco, em 1883.
Sua trajetória é imensa para esta minúscula página, todavia queremos saudá-lo nesta data do cinquentenário e que esta celebração sirva como estímulo aos pesquisadores em literatura  sobre a magnitude dos escritos deste homem conhecido mundialmente como o grande líder argelino, dono de uma tolerância e de uma inteligência privilegiadas.
O Emir Abdelkader certamente vive nos corações de todos os argelinos.

            Cláudia Falluh e o Embaixador da Argélia, Sr. Djamel-Eddine Bennaoum durante o Seminário.