Conheça-nos.

Minha foto
Brasília, DF, Brazil
Cláudia Falluh Balduino Ferreira é doutora em teoria literária e professora de literatura francesa e magrebina de expressão francesa na Universidade de Brasília. Sua pesquisa sobre a literatura árabe comunga com as fontes do sagrado, da arte, da história e da fenomenologia em busca do sentido e do conhecimento do humano.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Assia Djebar

Nossa escritora do momento, a premiadíssima argelina Assia Djebar.




Se a história colonial, as influências e traumas da colonização francesa marcaram a Argélia profundamente, é, contudo,  nos meandros do imaginário das escritoras  argelinas - e apenas nele -, que sua essência encontra um lugar privilegiado de realização. A marca feminina da literatura argelina que Assia Djebar instaura, entre outras que saudamos neste espaço,  é acompanhada de um entendimento do humano que se expressa sob a forma de uma violência veloutée, um percurso inclemente pela memória do país e da infância carregado de uma sensibilidade que privilegia a aventura feminina, estratégica e finamente arquitetada nas ondas sutis de uma imaginação liberta.
Assia Djebar é a primeira mulher magrebina a pertencer à Academia Francesa. É laureada com os seguintes prêmios:
Veja o vídeo sobre o romance La femme sans sepulture : http://www.ina.fr/art-et-culture/litterature/video/2289468001/assia-djebar-la-femme-sans-sepulture.fr.html