Conheça-nos.

Minha foto
Brasília, DF, Brazil
Cláudia Falluh Balduino Ferreira é doutora em teoria literária e professora de literatura francesa e magrebina de expressão francesa na Universidade de Brasília. Sua pesquisa sobre a literatura árabe comunga com as fontes do sagrado, da arte, da história e da fenomenologia em busca do sentido e do conhecimento do humano.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Literatura e espiritualidade : porque primeiro, era o verbo. Na Universidade de Brasília.


Dia 21 de maio, manhã e tarde, no Instituto de Biologia, auditório 4 - UnB.



     O Grupo de Estudos Literários Magrebinos sob a coordenação geral de Cláudia Falluh Balduino Ferreira apresentará dia  21 de maio a I Jornada Literatura e Espiritualidade. 
Longamente apartadas do ambiente acadêmico, perguntamos: de que natureza são as relações entre a literatura  e o sagrado, a espiritualidade, e as religiões? Como se resolvem do ponto de vista teórico e hermenêutico a espiritualidade e a criação literária, o imaginário e a memória? São estas e outras questões que serão debatidas nesta primeira jornada entre pesquisadores da literatura, da antropologia e da filosofia da religião.

São Marcos evangelista, manuscrito carolíngio. Detalhe.

Nomes como o antropólogo José Jorge de Carvalho nos elevará com Jalal u'Din Rumi e a poesia mística persa. Augusto Rodrigues esclarecerá os meandros da Performance social e dialógica da colonização: teatro e poesia das festas de Anchieta, Cristian Santos nos presenteará com o surpreendente Religiosidade maldita: a incidência do discurso anticlerical na configuração do corpo moderno. A filosofia das religiões estará presente na voz de Hubert Jean Cormier, que nos falará dos difíceis diálogos com o mundo islâmico do mundo antigo em Raimundo Lúlio, aventureiro do espírito: o diálogo interreligioso no Mediterrâneo do século XIV e Mônica Udler Comberg que nos dirá sobre A alma e seu anjo no sufismo de Ibn Arabi. Ainda neste espírito Anna More apresentará o lado feminino do espiritual com Mecánica e pasión en la poesia de sor Juana Inés de la Cruz,(Palestra em espanhol) seguida neste tom por Cláudia Falluh que discorrerá sobre A expressão positiva do sagrado, ou Baraka,بركة
pela presença da mulher no romance marroquino. Todos os convidados são Professores Doutores da Universidade de Brasília e da Biblioteca Redemptoris Mater.

Estas palestras serão entremeadas com concerto de violão (Villa-Lobos e Radamés Gnatalli, com o violonista Victor Santana)e muito chá marroquino!
   

O meu amigo querido Leonardo Boff, que carinhosamente fez o prefácio de meu livro A essência do cuidado (Santuário 2005) me escreveu recentemente e em sua carta dizia: "Acredito que não basta a razão intelectual. Precisamos resgatar a razão espiritual que se encontra no âmbito da razão cordial ou sensível. Mais e mais cosmólogos se dão conta de que uma Energia poderosa e amorosa perpassa todo o universo. Abrir-se a ela é sentir-se enlevado, encantado e carregado por uma Presença que ninguém sabe explicar. Fazer esta experiência é viver a dimensão espiritual em nós. O resultado é que ficamos mais sensíveis a tudo que é verdadeiro, justo, compassivo, enfim, nos fazemos mais humanos. Continue nesta busca, disse ele, pois nela se esconde grande parte da ansiada felicidade e paz humanas."

É neste propósito que realizo esta I Jornada Literatura e Espiritualidade aqui na Universidade de Brasília que ainda celebra o seu Jubileu, junto com o Instituto de Letras onde estamos.

Primeira Jornada, sim, porque Primeiro era o verbo.
Delícias do princípio de tudo...

Cláudia Falluh Balduino Ferreira.