Conheça-nos.

Minha foto
Brasília, DF, Brazil
Cláudia Falluh Balduino Ferreira é doutora em teoria literária e professora de literatura francesa e magrebina de expressão francesa na Universidade de Brasília. Sua pesquisa sobre a literatura árabe comunga com as fontes do sagrado, da arte, da história e da fenomenologia em busca do sentido e do conhecimento do humano.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Hamid Grine

Nosso autor do momento, o argelino Hamid Grine.



Camus dans le narguilé , um romance surpreendente!


Nem sempre grandes e premiados autores nasceram e cresceram envoltos em fabulosas bibliotecas. Isso é um mito e Hamid Grine um exemplo. Conhecido por seu estilo minimalista, e fazendo parte dos escritores mais lidos da moderna Argélia, Grine vem do jornalismo esportivo, onde publicou sete livros sobre esporte e a famosa biografia : "Lakhdar Belloumi, un footballeur algérien". Dono de diversos prêmios como La plume d'or, do jornalismo esportivo, Prix Coup de Coeur do jornal Djazair News, em 2004 pelo romance "Comme des ombres furtives" e uma premiação dos editores magrebinos pelo conjunto da obra.  Um de seus romances "La nuit du henné" está sendo adaptado para o cinema.

Porém a surpresa maior deste instigante autor é o romance Camus dans le narguilé. Um romance estonteante que aborda de maneira muito original a relação ultra complexa entre Albert Camus e a Argélia,  colocando-o em paralelo com uma trama em que o personagem principal está em busca de um pai inacessível e de uma reconciliação póstuma entre eles.  Quem já se deleitou com L'Etranger et La peste, vai se  sentir fundamentalmente tocado por este drama em que Camus de autor, passa a personagem de um embrolio freudiano. Ali se atraem e se repudiam  o ajuste de contas entre fílho e pai e a possível e inominável possibilidade de extermínio paterno.

Dentro da complexa e patriarcal sociedade argelina, Camus dans le narguilé é uma homenagem aos iconoclastas da geração de 1950 e um reenvio à plenitude simbólica de Oedipe-Roi e Hamlet. Prestar atenção às ambiguidades das palavras, das imagens e das situações narrativas do texto de Grine permitir-se-á que os traços de uma articulação do inconsciente sejam recuperados. Muito instigante. Desafiador!


Nossa saudação a Hamid Grine! No mínimo, surpreendente...
Siga entrevista com o autor em  http://www.lexpressiondz.com/culture/148057-hamid-grine-cartonne-a-la-fnac.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine nosso Livro de Visitas!