Brasília é uma capital federal que guarda em seu seio "faces" do mundo inteiro representadas pelas embaixadas que acolhe. Sinal da integração e da amizade do Brasil com pátrias irmãs, dentre elas, o Marrocos.
O Grupo de Estudos Literários Magrebinos quer saudar hoje uma personalidade que esteve no Brasil e em sua passagem por Brasília prestigiou a cultura brasileira com seu trabalho, sua presença marcante entre as artes e a sua imensa generosidade que integrou dois países amigos desde muito - o Marrocos e o Brasil. Queremos saudar o Embaixador, jornalista, humanista, antigo Ministro da Cultura do Marrocos e escritor, o Sr. Mohamed Larbi Messari.
Tive a honra de conhecê-lo ainda nos anos 1990, quando Embaixador de Sua Majestade Hassan II, e através dele que sempre esteve aberto aos pesquisadores e artistas, entrar em contato com escritores marroquinos como Tahar Ben Jelloun, Goncourt em 1987.
Dentre as inúmeras atuações do Embaixador Messari no Brasil, uma vai marcar sobremodo o panorama cultural: a publicação no Brasil de seu livro Mundos Marroquinos (Editora Contemporânea,1991).
Mundos Marroquinos é um mosaico que apresenta panoramas distintos do Marrocos, a sua projeção no mundo, sua diversidade e sua unidade. O autor delineia de forma muito precisa e ao mesmo tempo pitoresca e intelectual a dimensão dos pontos em que a história marroquina se entremeia com a história do Brasil, o enlace e o surgimento de uma amizade profunda entre os dois países, a dimensão transatlântica do Marrocos, passando por episódios de história muito importantes e curiosos como aqueles que tratam do Rei Dom Sebastião, e de como um acidente marítimo foi prelúdio do estabelecimento de relações políticas entre o Brasil e o Marrocos, além de colocar à luz da atualidade a correspondência entre Dom Pedro II e Muley Abbas, um capítulo primoroso. Este é um livro fundamental para aqueles pesquisadores que desejam conhecer o Marrocos com fineza e grandiosidade de detalhes!
Mohamed Larbi Messari é autor também do livro Mohammed V, d'un Sultan à un Roi. Esta obra, por sua vez explica como Mohammed V se tornou um lider nacional, após a explosão da crise entre o Palais Royal e o protetorado francês nos anos 1950, seguida à recusa do falecido rei em assinar uma série de leis elaboradas pelas autoridades coloniais, fato que o conduziu ao exílio, assim como membros de sua família.
O Embaixador Messari, foi indiscutivelmente uma ponte sólida e generosa entre intelectuais e pesquisadores brasileiros e marroquinos.
A ele saudamos com um salam wa leikoun brasileiríssimo carregado de axé, na esperança de revê-lo em breve!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Assine nosso Livro de Visitas!